quarta-feira, 16 de março de 2016

Felicidade




"(…) o efeito a longo prazo mais assinalável da meditação, segundo os seus praticantes, 
é a felicidade." 
Paul Martin

segunda-feira, 7 de março de 2016

Permita-se

Sorrir.
Só porque sim, porque um sorriso trás sempre outro consigo, porque sorrir é tal qual doença contagiosa que se pega a quem nos rodeia.

Relevar 
Porque é necessário, porque carrega paz, porque prender-se a amarras não nos deixa evoluir como pessoas, porque saber viver em sociedade é essencial.

Amar.
A si mesmo, para começar. Porque merecemos o nosso amor próprio. Aos outros de seguida, porque o amor cura tanto.

Agir

Porque de nada vale sonhar se não se tenta realizar os sonhos. Porque olhar para as coisas para fazer não faz com que apareçam feitas (queriam, não?).

Permita-se. 
Ser. Estar. Abraçar. Dançar. Brincar. Guardar: momentos, pessoas, sentimentos. Arriscar. Pensar. Evoluir. Recomeçar. 

P e r m i t a - s e  v i v e r !!!

sexta-feira, 4 de março de 2016

Praticar o ELOGIO!

Todos nós já nos apercebemos que é mais fácil criticar do que elogiar! Porquê? Não sei! Mas é um facto! A maioria das pessoas não têm noção o poder de um elogio!

O Ser Humano vive em busca de compreender e entender as suas necessidades mais básicas! Precisa sentir que é reconhecido. Estas necessidades são manifestadas o tempo todo! No trabalho, em casa com os amigos e família! Vivemos e oscilamos entre estas necessidades.  Respondemos a elas conforme os estímulos externos que recebemos e são capazes de despertar a  nossa motivação.

A motivação é o ato de mover para a ação. É interna e cada ser humano é responsável pela sua própria motivação. Ninguém é capaz de motivar ninguém, mas pode ser capaz de oferecer estímulos que possam despertar a motivação do outro.

Quando recebemos um elogio sincero pelo nosso trabalho é como se os hormônios reconhecessem esses comandos imediatamente. Começam a agir positivamente no interior elevando a nossa auto estima transformado-nos em pessoas mais seguras e assertivas. Todo esse processo resume-se em reconhecimento e valorização da pessoa! Não custa nada!


É um processo natural da vida, as pessoas gostam e merecem serem elogiadas e valorizadas pelo que entregam, seja no trabalho ou em casa e, às vezes, para nos sentirmos bem é preciso reconhecer o próximo.
Portanto, você já elogiou alguém 

hoje?

terça-feira, 1 de março de 2016

Moon dog

Visitem esta página! Para aqueles que têm na família um amigo de 4 patas!! Vale a pena

https://www.facebook.com/treinoMOONDOG/https://www.facebook.com/treinoMOONDOG/

Porque a Paz pode começar na cozinha...

Cá em casa as minhas filhas decidiram deixar de comer carne! E...contra factos não há argumentos!
Existem muitas vantagens em ser-se vegetariano. Além de se contribuir para um mundo melhor e de se ganhar, geralmente, uma alimentação mais saudável, existem muitos outros benefícios que o vegetarianismo nos pode trazer, directa ou indirectamente.

A questão da necessidade de os homens matarem animais para se alimentarem da sua carne tem sido muito discutida. Um dos argumentos a favor do vegetarianismo baseia-se no estudo comparativo da anatomia e fisiologia dos animais carnívoros, herbívoros e frugívoros. A comparação demonstra que a dieta mais adequada ao homem seria a dieta frugívora e herbívora.
 http://www.centrovegetariano.org/Article-161-Dietas-comparadas.html

Assim, tive que arregaçar as mangas! Depois de muitas pesquisas lá fui descobrindo algumas receitas que pudessem agradar a todos cá em casa! (Eu e o meu marido ainda não aderimos a este modo de estar na vida! :-(  Elas sim...são um exemplo)



Aqui vai uma receitinha!
Hambúrgueres:
1 lata grande de grão de bico 
2 colheres (de sopa) de coentros/salsa 
2 colheres (de sopa) de azeite
2 ovos 1 dente de alho
100 g de farinha de trigo c/ fermento
1 colher (de chá) de cominhos
 óleo q.b.

1. Para fazer os hambúrgueres   comece por abrir a lata de grão de bico e escorrer o líquido. Depois 
coloque o grão numa trituradora com todos os outros ingredientes: os alhos, os coentros picados, o azeite, uma pitada de sal, sumo de meio limão e cominhos em pó. Adicionar a farinha de milho e os ovos batidos ao preparado anterior para ligar a massa de grão e deixar repousar 2 ou 3 minutos.
 2. Misturar tudo muito bem e começar a formar bolas com a massa para depois as achatar até dar a forma de hambúrgueres ou então fritar os hambúrgueres dentro de um aro de metal (vertendo o conteúdo directamente para a forma de metal). Deixar dourar e virar os hambúrgueres de lado até estarem cozinhados. Retirar da frigideira e escorrer o óleo e excesso.

Na segunda imagem fiz uns croquetes! Utilizei a mesma receita e troquei o grão pelo feijão!

Como é que estavam?
Tãoooooo bom!!!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

AYURVEDA

A Ayurveda é uma antiga arte de cura que é praticada na Índia há mais de 5.000 anos, e que literalmente significa «ciência ou conhecimento da vida».

 Foi definida e reconhecida como a Medicina Tradicional Indiana pela Organização Mundial de Saúde (OMS), juntamente com a Medicina Tradicional Chinesa, em 2002.

 A Ayurveda é um sistema terapêutico natural, tradicional e holístico, ou seja, não se trata apenas o sintoma que gera o mal-estar, mas também a sua causa e a relação do sintoma com o estado emocional e mental do cliente, bem como a relação com o seu ambiente, clima, meio, hábitos, alimentação, etc. É, portanto, uma forma natural para criar equilíbrio e fortalecer a capacidade de autocura do corpo. 

O seu objetivo é conseguir a saúde através do equilíbrio e da harmonia, em vez do combate à doença. É um dos sistemas curativos mais antigos da Humanidade, baseado no princípio de cultivar uma boa saúde física, mental e espiritual para desfrutar da vida.

Por esta razão, a ação mais importante deste sistema de saúde visa a prevenção das doenças, mantendo o equilíbrio entre os diferentes sistemas orgânicos e energéticos do ser humano. Afirma que todos nós nascemos com o nosso próprio equilíbrio natural, o qual influencia todos os aspetos da nossa vida (física, mental e emocional), e com uma predisposição a várias doenças. Difere totalmente da medicina convencional tal como a conhecemos no Ocidente, uma vez que aborda a saúde desde um ponto de vista holístico, espiritual e filosófico, e não desde um ponto de vista científico. 

Princípios básicos: 
Doshas De acordo com a Ayurveda, o corpo é regido por três princípios fundamentais, chamados doshas, que controlam todas as funções do corpo:

 • Vata: regula o movimento.
 • Pitta: regula o metabolismo.
 • Kapha: regula a estrutura.  

Cada um de nós tem uma determinada proporção dóshica que nos define desde o momento da nossa conceção. Por exemplo:

 • Uma pessoa Vata é geralmente magra, executa as suas atividades rapidamente, tem um sono leve, e uma certa tendência para sofrer de insónias. É entusiasta, animada e imaginativa. Tem ainda uma certa tendência para sofrer de prisão de ventre e cansa-se facilmente, até porque tende a esforçar-se mais do que deveria. A sua pele é seca e fria ao toque, e as suas mãos e pés arrefecem facilmente. Adora o sol e o bom tempo e não suporta bem o frio. É muito criativa, inteligente, rápida, impaciente e ansiosa. 

As pessoas Pitta são de constituição média, pele clara (muitas vezes sardenta) e cabelo loiro, castanho claro ou ruivo. Sentem muita fome e muita sede e têm aversão ao sol e ao calor. São empreendedoras e gostam de desafios. São decididas e não suportam perder tempo desnecessário. Gostam de gastar dinheiro em coisas luxuosas e têm uma certa tendência para ser impetuosas. São pessoas inteligentes, ambiciosas, com desejo de poder e com uma tendência para a ira. Costumam ter sucesso na vida profissional, são apaixonadas, organizadas, eficientes, determinadas e boas negociantes.

 • As pessoas Kapha são de constituição forte, com uma tendência para engordar. A sua pele é fresca, suave e pálida. A sua personalidade é calma e relaxada. São pessoas estáveis, um pouco lentas, carinhosas e com uma tendência para a possessividade e para a complacência. Têm um sono pesado e prolongado. 

Os três doshas existem em todas as pessoas e regem os mesmos princípios, mas em cada pessoa predomina uma ou outra energia, e isto é assim desde o nascimento até à morte. Existem combinações de doshas, mas sempre haverá um que predomina em relação aos outros. 

Segundo a filosofia de vida Ayurveda, um ser humano adoece devido ao desequilíbrio existente entre os componentes vata, pitta e kapha. As suas afeções são causadas por uma má gestão alimentar (excesso, combinação, carência), e por uma perversão da mente e do meio ambiente. Basicamente, a doença começa-se a manifestar e a desenvolver a partir do sistema digestivo. 

A Ayurveda emprega uma grande variedade de modalidades curativas, incluindo ervas, mudanças na alimentação e no estilo de vida, massagens, aromas, meditação e yoga. De acordo com a constituição de cada pessoa, dispõe de um plano abrangente para manter ou restaurar o equilíbrio da mente/corpo com base:
• Na alimentação. 
• Na atividade física. 
• Nas rotinas diárias. 
• Na harmonia mental.
• No desenvolvimento espiritual. 
• Na utilização de ervas e plantas medicinais. 
• Na utilização de técnicas de desintoxicação e rejuvenescimento.  

Tratamento 

A Ayurveda não é uma ciência exata, já que varia de acordo com as características, problemas e qualidades de cada pessoa. Ou seja, não tem um modelo base que se aplique de forma idêntica a todos os clientes. Existem dois tipos de tratamentos em Ayurveda: 
• Terapia purificante. O principal objetivo é eliminar os fatores internos que causam a doença. Embora muitas toxinas sejam eliminadas naturalmente, algumas depositam-se nos tecidos e causam a doença quando se acumulam no corpo. Existem vários procedimentos terapêuticos para facilitar a eliminação destes fatores prejudiciais: 
 - Vamana: usam-se ervas potentes para induzir o vómito. 
- Virechana: usam-se ervas para purgar. As mais utilizadas são a triphala (composto a base de três ervas indianas: amalaki, haritaki e bibitaki), o óleo de rícino, o trivrut e a raiz do ruibarbo. 
- Nasyam: administram-se ervas medicinais sob a forma de pó ou óleo na cavidade nasal. 
- Vasthy: consiste na administração de enemas de ervas medicinais sob a forma de infusão ou óleo. 
- Rakthamoksham: o sangue impuro é drenado para fora do corpo através de vários processos, seja por extração com agulha ou sanguessugas, por exemplo.

 Ao conjunto destes cinco procedimentos dá-se o nome de PanchaKarma, que significa literalmente «cinco procedimentos para purificar o corpo». PanchaKarma é a arte Ayurvédica de desintoxicação, purificação e rejuvenescimento, e tem vindo a ser usada há milhares de anos como um método para permanecer saudável, jovem e com vitalidade.

A medicina ayurvédica utiliza um grande número de plantas e ervas para equilibrar os doshas, não só através de chás e infusões, mas também através da sua aplicação sobre a pele ou sob a forma de vaporizações através da respiração.
Além disso, usa com grande frequência a massagem como técnica para aliviar inúmeras doenças e sintomas, recorrendo para esse fim a uma enorme variedade de óleos essenciais e vegetais, ou às chamadas pindas, que são sacos de pano cheios de plantas medicinais e embebidos em óleos essenciais. 

A alimentação é essencial 

Todos estamos conscientes da importância vital que uma alimentação equilibrada assume para a nossa vida. De acordo com a ciência da Ayurveda, as especiarias usadas para preparar as refeições atuam como medicinais, desde que saibamos quais são as mais apropriadas para o nosso organismo. 
O seu uso correto altera as propriedades «prejudiciais» dos alimentos e facilita a sua ótima absorção.
 
REGRAS ALIMENTARES ESSENCIAIS

• Manter uma rotina de horários estáveis e não saltar nenhuma refeição.
• Tentar comer pelo menos uma vez por dia um prato quente, acabado de fazer e não reaquecido no micro-ondas. 
• Evitar comer entre as refeições. 
• Adicionar especiarias específicas às receitas, de modo a que as refeições possam ser digeridas e metabolizadas mais facilmente. Por exemplo: o anis-estrelado reduz os gases, a flatulência e a distensão abdominal; o cravinho relaxa a mente e ajuda nos casos de reumatismo, enxaquecas e dores de cabeça; o alho reduz a hipertensão, etc.
• A refeição principal deve ser o almoço.
• À noite deve-se evitar comer proteína animal, enchidos, queijos e fritos. É preferível comer sopas de legumes, massa, arroz ou batata, quinoa ou trigo bulgur (triguilho).
• Evitar comer frutas após as refeições. Estas devem ser consumidas preferencialmente entre as refeições ou de manhã, em jejum.
• Evitar consumir bebidas geladas. O frio bloqueia a digestão e facilita a formação de toxinas. 
• Não misturar hidratos de carbono e proteínas na mesma refeição. Estes elementos devem ser acompanhados por uma salada ou por legumes, separadamente. 
• Evitar fritos e panados em óleo. É preferível preparar a comida no forno, na grelha, fervida ou cozida a vapor.

(Curso Naturopatia e Terapias Complementares)